sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lula defende maior integração entre América do Sul e África


06 de agosto de 2010

Lula defende maior integração entre latino-americanos e africanos

EFE, Caracas,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma maior integração da América Latina com a África, em encontro com o líder venezuelano, Hugo Chávez, hoje em Caracas.

“O potencial” de colaboração e desenvolvimento entre América Latina e África “é infinitamente superior à capacidade de imaginação que podemos ter desse potencial”, ressaltou Lula, na abertura da Mesa Presidencial Estratégica da Cúpula América do Sul-África (ASA), que se estenderá durante o fim de semana.

Após lembrar que em seus quase oito anos de mandato visitou 29 países da África, Lula comparou o continente com a América Latina. Ele destacou que os povos das duas regiões tiveram negado o direito “a elaborar suas próprias políticas e definir suas próprias decisões, porque fomos colônias”.

É recente a decisão de começar “a pensar em construir um futuro comum”, enfatizou o presidente. Para avançar, “precisamos acreditar que nossas reuniões não são inúteis”, acrescentou.

Lula manifestou que também não foi fácil construir a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e que durante quase dois séculos as nações sul-americanas não puderam se reunir sem a presença dos Estados Unidos.

“A maioria dos índios da Bolívia viram que era possível ter um presidente índio e o elegeram”, comentou Lula, referindo-se ao caso do ex-líder Nelson Mandela, primeiro presidente negro eleito na África do Sul após décadas de apartheid.

Embora africanos e latino-americanos, “somos praticamente quase que a metade dos países” da ONU, concluiu.

Chávez, por sua vez, disse que foi “um solitário” na busca de um novo modelo na América Latina até que Lula e Néstor Kirchner – ex-presidente argentino, presente no encontro – assumiram a Presidência do Brasil e da Argentina em 2003.


 Acessado no Blog do ISAPE


 __________________________

Leia mais sobre a Cúpula América do Sul-África (ASA) no site do MRE

MRE - Cúpula América do Sul-África (ASA)

http://www2.mre.gov.br/asa/

 


Leia mais sobre este encontro da Cúpula América do Sul-África (ASA) no Blog do Planalto

Blog do Planalto - A aproximação da América do Sul com o continente africano

http://blog.planalto.gov.br/a-aproximacao-da-america-do-sul-com-o-continente-africano/






Programa de rádio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Café com o Presidente
12/07/2010 - O Brasil possui compromisso histórico com a África

Ouvir »  |  Ler »

Nenhum comentário:

Postar um comentário