terça-feira, 26 de outubro de 2010

ANPOCS busca reaproximação com tomadores de decisão em Ciência & Tecnologia

SBPC

26/10/2010
Anpocs busca reaproximação com decisores em C&T

Por Rafael Evangelista, de Caxambu

Restaurar o papel das ciências sociais de pensar o sistema nacional de ciência e tecnologia. Aprofundar-se no debate sobre a cultura científica, buscando refletir sobre a prática e o conceito, interagindo, criticando-os e melhorando-os. Foi expondo esses objetivos de maior protagonismo político da instituição que a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Maria Alice Rezende de Carvalho, abriu o 34o encontro anual da entidade. O evento acontece no município mineiro de Caxambu e reúne mais de 1,5 mil pesquisadores em antropologia, ciência política e sociologia de todo o país.

Segundo Carvalho, os cientistas sociais recuaram do debate público sobre o sistema de C & T, que hoje seria hegemonizado pelos físicos e matemáticos. Um dos problemas derivados desse processo seria a excessiva quantificação dos índices que pretendem medir a produção dos pesquisadores, algo que não seria totalmente adequado para os cientistas sociais e que eles teriam falhado em combater. Sem querer disputar essa hegemonia, a presidente aponta a oportunidade trazida por um evento do tamanho e do prestígio como a reunião da Anpocs para que os cientistas sociais se reaproximem dos gerentes do sistema de C&T.

Uma das estratégias para que as ciências sociais lidem com a ideia de cultura científica é a construção de um novo portal para a entidade, em que estarão disponíveis textos, vídeos com pesquisadores e chats envolvendo os cientistas sociais, permitindo, também a participação do público geral e pesquisadores iniciantes. Carvalho lembra o grande número de cursos de ciências sociais espalhados por todo o país. O projeto do portal, intitulado Inova Anpocs, está sendo apoiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e deve estar totalmente pronto em três anos. Os primeiros conteúdos devem ser publicados daqui a dois anos.

Nesta edição, a reunião da Anpocs abrigará instalações do projeto TEM – Circuito de Ciência e Tecnologia. Realizado com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, o projeto agrega espaços montados e organizados pela cidade de Caxambu especialmente para abrigar atividades que contemplem as áreas de exatas, humanas e biológicas, pensadas como parceiras da ciência e da tecnologia. Pesquisadores da Anpocs contribuíram com alterações no desenho original do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário